Blog

Home » Florianópolis » Florianópolis é segunda melhor cidade do país para abrir negócio

Florianópolis é segunda melhor cidade do país para abrir negócio

| By

Florianópolis é mais uma vez a vice-líder no país entre as cidades mais empreendedoras, revela o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) Endeavor divulgado nesta quinta-feira. O ICE analisa o ecossistema dos principais municípios do país e aponta os que possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento de empresas. A Capital chegou a liderar a lista em 2014, mas perdeu para São Paulo em 2015, como ocorreu neste ano.

Mesmo repetindo vários bons resultados das últimas edições, Florianópolis vem perdendo fôlego, como ocorre no índice de inovação, no qual agora é vice-líder. O pior índice de Florianópolis é mercado, no qual perdeu 14 posições e ficou em 30º na lista de 32 cidades. Essa categoria avalia PIB, potencial de mercado, empresas exportadoras e compras governamentais.

Para Henrique Tormena, coordenador da Endeavor em SC, a crise afetou mais a Capital nesse último aspecto. Faz todo sentido, já que a cidade fechou as contas devendo R$95 milhões no ano passado.

— O PIB de Florianópolis nunca foi expressivo na comparação com as outras cidades (da pesquisa), mas vemos que em compras públicas houve uma queda grande – diz Tormena.

As cidades do interior catarinense, contudo, têm subido no ranking. Foi o que aconteceu com Joinville, que passou da nona para a quarta posição, e com Blumenau, que foi da 20ª para a 13ª posição. Além de melhorias específicas feitas em cada um desses municípios, as empresas, em ambos, captam até três vezes mais crédito (via BNDES e Finep) que a média das cidades da lista.

 

Fonte: Diário Catarinense

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam necessáriamente a opinião da Koch

Comercial

Administrativo