Blog

Home » Florianópolis » SebraeLab conecta economia criativa e tecnologia em Florianópolis

SebraeLab conecta economia criativa e tecnologia em Florianópolis

| By

No cenário empreendedor de Florianópolis, projeto busca fortalecer as relações entre profissionais, trazer conhecimento e novas formas de pensar

Falar de inovação no Brasil é falar sobre Santa Catarina. O Estado é referência em empreendedorismo e tecnologia e tem se posicionado como um local que abraça novas ideias que beneficiam a economia e a sociedade não só do Brasil, mas de outras partes do mundo.

Blumenau e Joinville são ótimos exemplos de cidades que sediam empresas que primam pelo desenvolvimento de novos negócios. Mas Florianópolis se destaca por ter alguns dos centros de inovação mais expressivos do país.

Ainda que diferentes segmentos de negócios encontrem um lar em Floripa, é o setor da tecnologia que mais cresce e que se tornou vocação da cidade, motivado pela mão de obra qualificada quem vem das 11 universidades e faculdades do local. Juntas, as empresas de tecnologia arrecadam cerca de R$ 6 bilhões anualmente. O bom resultado é também um estímulo para que surjam cada vez mais empresas que desenvolvem tecnologias voltadas às mais diversas necessidades da sociedade e estimulem a competitividade do setor.

O cenário de Floripa é favorecido pela grande quantidade de empresas que têm foco em inovação instaladas na cidade – fato que rendeu a ela o título de capital mais inovadora do Brasil, em 2014. Incentivos públicos e privados contribuem para que o ambiente seja propício ao surgimento de startups e de empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para diferentes setores do mercado. Como consequência, há na cidade uma rede de empreendedores e profissionais que fortalecem a grande cena de economia criativa e inovadora e colaboram em conjunto para manter o status da Capital da Inovação.

Novas iniciativas fortalecem a inovação

Apesar de já termos alguma representatividade em termos de inovação, é preciso seguir investindo em alternativas para manter a competitividade do Estado, acelerar o surgimento de novos negócios e estimular a colaboração entre as empresas para que se fortaleçam juntas. Entendendo essa necessidade e com o intuito de ser um ecossistema voltado ao fomento da inovação, o Sebrae/SC criou o SebraeLab, um espaço que combina a base sólida da instituição e sua experiência em estimular empresas a crescerem com o que está sendo feito de mais inovador em Santa Catarina.

Inaugurado em maio deste ano, o SebraeLab Economia Criativa promove a conexão entre empreendedores locais e fornece o ambiente ideal para o surgimento de novos projetos. Localizado no segundo andar da sede do Sebrae/SC, o objetivo é fomentar a inovação com base nos conceitos de economia criativa e colaborativa. O modelo leva em conta os interesses comuns e complementares dos empreendedores e favorece uma experiência coletiva capaz de potencializar as chances de sucesso em negócios inovadores.

– Neste espaço, clientes e colaboradores do Sebrae poderão experimentar novas práticas e processos não induzidos, facilitados pela experimentação. Jogos, reuniões virtuais, workshops interativos, hackathons estão entre as atividades mais usuais do espaço SebraeLab – comenta Simone Peluso, Analista Técnica do Sebrae/SC.

SebraeLab tem coworking, salas de reuniões, estúdio de vídeo e espaço para eventos — Foto: Canal 3

SebraeLab tem coworking, salas de reuniões, estúdio de vídeo e espaço para eventos — Foto: Canal 3

– Temos ainda uma área de coworking aberta ao público, e estamos inaugurando no mês de outubro um estúdio de gravação em parceria com a Canal 3, de onde sairão produtos de áudio/vídeo, além de transmissões online de alguns dos nossos eventos, difundindo ainda mais o conhecimento aqui gerado – completa Simone.

O público-alvo do SebraeLab não se limita apenas a quem quer empreender ou a quem já empreende. Também se destina a pessoas interessadas em projetos que fazem parte do ecossistema de inovação local, como associações, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, investidores e empresas relacionadas à cultura de empreendedorismo inovador, assim como colaboradores e consultores credenciados ao Sebrae que buscam ampliar sua visão de negócios.

– O SebraeLab busca a convergência do que o Sebrae entrega hoje como serviço e do que o cliente vem buscando, cada vez mais integrado às novas tecnologias, novas formas de ver e formatar os negócios, transformando antigos conceitos estagnados em novas oportunidades para o fomento ao empreendedorismo – explica Simone.

Espaço do SebraeLab sedia eventos com enfoque em inovação, economia criativa e colaborativismo — Foto: Canal 3

Espaço do SebraeLab sedia eventos com enfoque em inovação, economia criativa e colaborativismo — Foto: Canal 3

Conhecimento e relacionamento

A inauguração do SebraeLab foi um exemplo do potencial criativo do projeto. Em um só dia, mais de 600 pessoas passaram pelo local para conferir as mais de 50 atrações gratuitas e abertas ao público. A proposta inovadora buscou reunir música, oficinas de artesanato, workshops de games, meditação, fotografia, moda, empreendedorismo e marketing e alimentação. Entre os palestrantes, nomes conhecidos nacionalmente por suas ações de negócios e empreendedorismo, como Bob Wollheim, CEO & Partner da The B Network, Celso Athayde da CUFA, Tiago Senden da ISCOOL, Delton Batista da NSC Comunicação, Amélia Malheiros da Hering/SCMC, entre muitos outros criativos e executivos.

O evento foi uma estratégia para abrir as portas do projeto para esse ecossistema de inovação já enraizado no DNA de Florianópolis. Desde então, o SebraeLab vem promovendo uma série de eventos mensais e quinzenais que levantam a bandeira da economia criativa e propõe discussões produtivas com profissionais que estão fazendo a diferença no seu segmento.

Quintalks promove bate-papos interativos a cada duas semanas no espaço do SebraeLab — Foto: Guilherme Vanini

Quintalks promove bate-papos interativos a cada duas semanas no espaço do SebraeLab — Foto: Guilherme Vanini

É o caso do Mundo de Gigantes, uma série de eventos mensais com foco em dividir conhecimento e ações que tem como missão o bem comum. Vale mencionar que a inscrição deste evento é um kg de alimento não perecível, posteriormente doado a causas sociais. Outra ação do SebraeLab é o Quintalks, um painel que ocorre duas quintas-feiras por mês com um mediador do Sebrae e dois convidados externos que estão se destacando no seu segmento. Além de promover conhecimento, a ideia é mostrar novas formas de ver situações cotidianas e, principalmente, aproximar as pessoas que estão inseridas no contexto de inovação na Capital.

O SebraeLab segue de portas abertas para conectar o setor criativo com tecnologia e inovação em Florianópolis. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site.

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam necessáriamente a opinião da Koch

Comercial

Administrativo