Blog

Home » Florianópolis » Florianópolis tem tour virtual de ônibus pela Barcelona de Gaudí

Florianópolis tem tour virtual de ônibus pela Barcelona de Gaudí

| By

Uma ação paralela à exposição de Gaudí, em Florianópolis, leva ao público da mostra a possibilidade de fazer um passeio pela capital catarinense como se estivesse em Barcelona.

Um ônibus que parte do Centro Integrado de Cultura (CIC), onde está localizado o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), leva os visitantes da exposição por um percurso de cerca 15 minutos pela região da Avenida Beira-Mar Norte.

Com óculos de realidade de virtual de 360°, os participantes fazem um “tour” pela cidade espanhola e vivenciam a experiência de passar por prédios projetados por Gaudí e outros pontos turísticos como a Basílica Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Milà e o estádio Camp Nou.

De acordo com a empresa Arteris, patrocinadora da mostra, as sessões são gratuitas e acontecem neste sábado (27) e domingo (28) e entre os dias 1º e 4 de setembro. Conforme a Floripa by Bus, empresa responsável pelos passeios, são seis saídas diárias – três pela manhã e três à tarde. As vagas são limitadas, e é preciso ter visitado a exposição.

 

Exposição vai até outubro
A exposição “Gaudí, Barcelona 1900”, que vai até 30 de outubro, reúne 46 maquetes e outras 25 peças criadas pelo arquiteto catalão. São exibidos ainda cerca de 40 trabalhos de outros artistas contemporâneos de Antoni Gaudí.

De acordo com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a receber a exposição. De Florianópolis, a mostra segue para São Paulo.

Entre os trabalhos de Gaudí em exposição estão obras vindas do Museu Nacional de Arte da Catalunha, do Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera. Das maquetes, quatro têm escalas “monumentais”, conforme a organização.

Entre os destaques em exposição estarão a maquete do conjunto da Basílica Sagrada Família, cartão-postal de Barcelona, na Espanha, assim como detalhes das naves e da sacristia.

O visitante também pode conferir peças em cerâmica e madeira, e outras em metal, como maçanetas.

 

Cultura catalã
Para os curadores da exposição, Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, Gaudí é o expoente de uma importante geração de artistas de “um momento em que foram construídos os fundamentos culturais da Catalunha atual, em que o processo industrial, o lado íntimo, o momento, o acaso, a mecanização vão ganhando espaço, e a atividade artística vai se abrindo a novas propostas”.

 

Horários e preços
A exposição ficará aberta de terça a domingo, sempre das 10h às 21h. Os ingressos custam R$ 10 (com meia -entrada a R$ 5). Às terças-feiras, a entrada será gratuita.

O CIC fica na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, no bairro Agronômica.

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam necessáriamente a opinião da Koch

Comercial

Administrativo